Qual a duração de uma impermeabilização bem aplicada?

Sempre é bom relembrar que a impermeabilização é parte fundamental de uma construção. Somente com ela é possível prevenir infiltrações e deixar o imóvel livre de futuros problemas.

A dúvida que sempre surge e recebemos aqui na Impertotal é: a impermeabilização dura para sempre?

A resposta é não. Os impermeabilizantes não são definitivos, a maioria tem garantia de 20 anos a 25 anos, porém é necessária a intervenção e aplicação de uma ou mais camadas de produto. Tudo irá depender da exposição do local às ações do tempo, como chuva, sol e maresia.  

É muito difícil ter um prazo certo de validade de cada material, mas fique tranquilo, isso não significa que o produto é inferior aos outros, e sim onde ele é aplicado. 

Por exemplo, paredes de caixas d’água, piscinas e lajes que pegam muita chuva terão menos tempo de duração da eficácia do impermeabilizante que paredes internas.


O que pode diminuir o tempo de duração de uma impermeabilização? 

Além dos motivos já citados anteriormente existem outros que podem ser decisivos para que a impermeabilização não dure tanto quanto o esperado: 

  • Escolha errada do tipo de impermeabilizante

Aqui é muito importante levar em conta o tipo de material que será aplicado, por exemplo não dá para utilizar um impermeabilizante de madeira em uma parede de cimento, e vice-versa. 

Por isso, é essencial a ajuda de um profissional qualificado que irá indicar qual tipo de produto é recomendado para a sua necessidade. Nesse post você confere O produto certo para cada material. 

  • Ação e variações climáticas intensas 

Os materiais de construção são elaborados para sofrer dilatação e contração em função do calor. Porém, em algumas regiões as mudanças podem ser extremas e bruscas, não dando tempo para o material reagir e sofrendo com essa ação térmica.

Principalmente em lugares em que a amplitude térmica é muito grande, ou seja, onde há variação de temperatura, é possível e comum o aparecimento de fissuras e danificações em construções. 

  • Não contratar mão de obra qualificada  

Esse é um assunto muito comum em nosso blog, sempre recomendamos que você procure profissionais habilitados a fazer esse tipo de serviço. 

Por mais que pareça simples e tentador fazer você mesmo, é um trabalho que exige conhecimento e experiência. Para obter um resultado positivo e com maior duração tenha uma boa mão de obra ao seu lado.  

Ainda tem dúvidas sobre o melhor material para a sua necessidade? Acesse nosso manual de aplicação! 


Inscreva-se para receber novidades

Você pode se desinscrever à qualquer momento. Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.