O que fazer quando aparece umidade no rodapé? Descubra a nossa solução!

O rodapé é o acabamento dado para a junção entre a parede e o piso, e normalmente é feito em gesso, madeira ou PVC. Uma solução simples e que serve para deixar a casa esteticamente mais bonita, porém se ele não for aplicado corretamente pode causar infiltrações e umidade excessiva. O primeiro passo é investigar a origem da água. Nós já falamos em posts anteriores que é preciso uma análise de onde vem a infiltração, pois muitas vezes o rodapé pode estar danificado e a causa seja em outro lugar distante, ou até mesmo no piso de cima.


Por que acontece a infiltração no rodapé?

Como o rodapé é um local de transição de materiais, onde o concreto da laje e os blocos da parede podem trabalhar com a ação da temperatura, é um lugar propício para o aparecimento de infiltrações e aquelas indesejadas marcas amareladas nas paredes. Com isso, principalmente em apartamentos, se houver um vazamento no banheiro do vizinho de cima, pode ocasionar umidade no seu rodapé, pois a água seguirá o caminho mais fácil, podendo aparecer em pisos inferiores. É um transtorno sim, mas não é tão difícil de resolver e há sim solução para esse problema. 

Como resolver o problema de umidade no rodapé?

É preciso estar atento e buscar reparar o mais rápido possível. Primeiro avalie o aparecimento de bolhas ou manchas próximas ao rodapé. Notifique os responsáveis pela construção, em caso de edifícios para que tomem as devidas providências e chamem um técnico ou profissional especializado para investigar a origem dessa água.É muito importante a análise de um profissional qualificado para entender de forma precisa e mais rápido qual é o verdadeiro problema, caso contrário você poderá gastar muito mais e ainda não conseguir solucionar essa questão. Após identificar a origem do vazamento e barrar a entrada de água chegou a hora de fazer os reparos na sua parede e rodapé. Em alguns casos será necessário trocar todo o rodapé, principalmente se ele for de madeira. Quando a parede já está comprometida, é muito importante que você chame um profissional qualificado para executar a obra. Mesmo que o problema já esteja bastante desenvolvido a melhor solução é recorrer à impermeabilização. Assim você garante que não tem como voltar a acontecer.

A solução: impermeabilização correta da área 

A parte mais importante de toda obra é a impermeabilização correta, utilizando materiais de qualidade, como o Impertotal rústico, por exemplo, que oferece sete utilidades em um único produto:

1. Sela
2. Impermeabiliza
3. Pinta (possuímos uma cartela de cores com mais de 200 opções)
4. Texturiza
5. Elimina fissuras
6. Pode substituir o uso de pisos em áreas úmidas
7. Elimina a necessidade de uso de manta asfáltica

Além de ser um impermeabilizante acrílico, com grande elasticidade, cremoso e com acabamento texturizado, pode ser utilizado com ou sem proteção mecânica (telas e outros materiais). É indicado para o uso em banheiros, sacadas, terraços, caixas d’água, paredes de alvenaria internas e externas. É muito importante alertar que a impermeabilização correta é sempre a melhor solução. Por isso, não pense em economizar nessa etapa. A dica é consultar um profissional especializado e pesquisar no mercado qual a melhor opção, de acordo com a sua necessidade.

Para conferir a nossa linha completa de produtos, clique aqui!






Inscreva-se para receber novidades

Você pode se desinscrever à qualquer momento. Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.