Impermeabilização de Lajes

Lajes de cobertura, calhas e telhados são diretamente expostos sol e chuva, ficando suscetíveis a infiltração e corrosão das armaduras que consequentemente ocasionarão dano à estrutura do imóvel, destacamento de revestimentos e até mesmo comprometimento das instalações elétricas. Para evitar esses problemas, a impermeabilização da laje é um processo indispensável e requer um produto que também acompanhe as movimentações da estrutura e que de preferência auxilie no conforto do ambiente reduzindo as temperaturas internas.


Existem várias opções de impermeabilização para lajes expostas que utilizam materiais diferentes como a manta asfáltica, manta aluminizada, membrana líquida de poliuretano, impermeabilizante para laje a base de pintura líquida, entre outros. A escolha do material a ser utilizado deverá levar em conta a funcionalidade do local, se o espaço servirá apenas de cobertura ou contará com tráfego e ocupação de pessoas. Esse aspecto é fundamental para determinar o tipo de material que deve ser usado no revestimento.


Para espaços que servem apenas como cobertura, opções menos elásticas podem ser usadas como manta asfáltica de 3 mm, membrana de poliuretano ou até mesmo impermeabilizações a base de pinturas líquidas. Em locais com tráfego de pessoas e/ou veículos, como ambientes que servem de espaços de convivência e garagens por exemplo, é indicado o uso de materiais mais flexíveis e resistentes como manta asfáltica de 4 mm ou a impermeabilização a base de membrana líquida de poliuretano.


O trabalho de impermeabilização também deve seguir as diretrizes da ABNT NBR 9575:2010 – Impermeabilização – Seleção e Projeto, que  estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização, para que sejam atendidos os requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade dos elementos construtivos que a requeiram


Independentemente do método de impermeabilização da laje adotado, antes da aplicação do produto é preciso regularizar a superfície, garantindo o caimento de no mínimo 1% em direção aos ralos. A base também não pode apresentar falhas e deve estar limpa, isenta de pó, graxa, óleo e outras impurezas e é fundamental para o êxito do trabalho de impermeabilização o uso correto do material de acordo com as especificações do fabricante.


Dica: impermeabilizantes em tons mais claros que contribuem com a estabilização das temperaturas internas adequadas


Uma estrutura interna de teto desgastada por além de gerar riscos físicos para os moradores, desvaloriza o imóvel. Uma boa impermeabilização não é gasto, é investimento.


Agora que você conhece um pouco mais sobre impermeabilização de lajes, aproveite para entrar em contato, tirar suas dúvidas e adquirir o produto mais adequado para sua obra conosco.


Inscreva-se para receber novidades

Você pode se desinscrever à qualquer momento. Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.