Está com infiltração no apartamento? Veja como resolver!

Morar em apartamento têm diversas vantagens como mais segurança, liberdade para viajar, áreas de lazer prontas para o uso, sem se preocupar com manutenção do gramado, entre outras. Mas, algumas coisas podem dar dor de cabeça, como o barulho dos vizinhos, a preservação das áreas comuns e a infiltração no apartamento. É sobre o terceiro item que vamos tratar neste texto.

1) Avaliação 

Primeiro, você precisa avaliar o estado da sua parede, teto ou rodapé e fazer as seguintes perguntas: as manchas são esverdeadas, acinzentadas ou esbranquiçadas? Isso é uma reação natural da umidade do ar ou é vazamento? Verifique se há fissuras, rachaduras ou possíveis danos na estrutura onde a água pode estar passando. 

Mas calma, não precisa passar por esse sufoco sozinho, vamos para a próxima etapa!

2) Relatório formal do problema 

Peça ajuda para o zelador do condomínio ou a prestadora de serviços para identificar de onde vem o vazamento e montar um relatório formal. É muito importante que um profissional da área esteja junto para avaliar as causas e soluções imediatas para acabar com o problema. 

Após a identificação do que está ocorrendo, é necessário enviar um ofício ao síndico ou a administradora do condomínio informando sobre o problema. 

  •  O vazamento é no apartamento de cima, o que devo fazer? 

Caso for identificado que o foco inicial do vazamento não é no seu apartamento, e sim em outra unidade do condomínio, o ofício enviado ao síndico e/ou administradora também deve ser encaminhado para o condômino responsável. 

A partir do envio do ofício, a reforma de conserto da infiltração deve ser iniciada o quanto antes. As penalidades e multas dependem de cada condomínio e do que foi acordado em assembleia. 

  • Outros casos de infiltração 

É preciso levar em conta que o vazamento nem sempre é culpa do vizinho, pois podem acontecer situações como: 

 – Má impermeabilização do condomínio, ou seja, a construtora não usou bons materiais ou não esperou o tempo recomendado, é normal em casos de infiltração na laje do apartamento;

- Problemas na rede municipal de água e esgoto do condomínio;

  • De quem é a responsabilidade pelo conserto? 

É muito comum surgirem essas dúvidas de quem paga a conta da reforma. Por isso, indicamos que você chame um técnico para garantir que a identificação seja precisa e evitar conflitos com os vizinhos. 

Tudo pode variar de acordo com o estatuto do seu condomínio, mas normalmente são aplicadas as seguintes regras: 

  • Condomínio paga: quando a infiltração se originou na tubulação central ou na laje do condomínio, é a construtora ou administradora que irá arcar com os reparos e danos.
  • Vizinho paga: quando o problema inicia na tubulação ou na unidade do vizinho, no banheiro, por exemplo, ele será o responsável pelos custos.
  •  Condômino paga: quando a origem da infiltração é na tubulação da área interna do apartamento, normalmente devido ao uso incorreto das dependências.
  • Infiltração em apartamento alugado: nesse caso o proprietário deve arcar com as despesas. É importante ressaltar que se o inquilino fizer alguma reforma e danificar o encanamento ele terá que pagar o conserto.


Impertotal: ajuda você em todos os momentos da obra! 

A parte mais importante de toda obra é a impermeabilização correta da área, utilizando materiais de qualidade, como o Impertotal rústico, por exemplo, que oferece sete utilidades em um único produto: 

  1. Sela 
  2. Impermeabiliza
  3. Pinta (possuímos uma cartela de cores com mais de 200 opções)
  4. Texturiza
  5. Elimina fissuras
  6. Pode substituir o uso de pisos em áreas úmidas
  7. Elimina a necessidade de uso de manta asfáltica

Além de ser um impermeabilizante acrílico, com grande elasticidade, cremoso e com acabamento texturizado, pode ser utilizado com ou sem proteção mecânica (telas e outros materiais). É indicado para o uso em banheiros, sacadas, terraços, caixas d’água, paredes de alvenaria internas e externas.

Para conferir a nossa linha completa de produtos, clique aqui!

Ficou com alguma dúvida ou tem algum caso de infiltração para relatar? Entre em contato conosco! Para nós é um prazer ouvi-lo e poder ajudar você na melhor escolha para a sua obra.


Inscreva-se para receber novidades

Você pode se desinscrever à qualquer momento. Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.