4 tipos de infiltração e como resolvê-las

Mesmo que infiltração pareça tudo a mesma coisa, é possível classificá-la em 4 tipos de acordo com a origem e danos que apresenta no local. A diferenciação delas é importante para definir as estratégias de prevenção e correção.

Elas podem aparecer em diversas estruturas da obra, como telhados, pisos, lajes e janelas, causando mofo, fissuras e corrosão de estruturas metálicas. Para te ajudar nessa classificação vamos identificá-las para encontrar a melhor solução em cada caso!

TIPOS DE INFILTRAÇÃO

‍Comumente, utilizamos o termo infiltração para denominar todos os tipos de umidade. Porém, há diferenças relevantes entre elas, com implicações práticas.

‍1. Infiltração por intempéries

‍É o tipo de infiltração que acontece por conta da ação da chuva em telhados mal vedados ou nas paredes externas. Caso a água encontre alguma brecha na vedação, ela vai se acumular na estrutura e formar uma infiltração.

Para evitar esse tipo de infiltração causado por intempéries, a solução é verificar a instalação de calhas e se certificar que elas estão limpas; manutenção das telhas; e uso de impermeabilizantes corretos nas paredes e telhado.

2. Infiltração por pressão negativa

A infiltração por pressão negativa é comum em construções que não utilizam impermeabilizantes ou não fazem da maneira correta. Nesse caso, a água do solo molhado penetra diretamente pelas paredes. Por isso, é muito comum em áreas localizadas abaixo do lençol freático ou expostas às chuvas constantes.

A solução para esse tipo de infiltração é apostar na impermeabilização com barreiras físicas, como as mantas e membranas.

3. Infiltração por condensação

Esse tipo de infiltração apresenta mais danos internos e pode até causar ferimentos para os morados, pois apresenta uma maior penetração nos poros dos gessos e em outros materiais de revestimento. Com isso, pode acontecer o aparecimento de mofos e em caso extremo até mesmo o desabamento de porções do forro.

Ela ocorre basicamente quando as partículas de vapor entram em contato com uma superfície fria e voltam para o estado líquido, sendo mais frequente em locais úmidos e que emitem vapor, como banheiros, cozinhas e casas com calefação.

A solução para esse tipo de infiltração é investir na melhoria da ventilação, permitindo que o vapor seja eliminado rapidamente do ambiente. A dica é instalar exaustores e janelas.

Outra medida importante é a utilização de coberturas impermeáveis, como o Impertotal Liso, por exemplo, que aumenta a tensão superficial e impede que a água acumule.

4. Infiltração ascendente por capilaridade

Nós sempre mencionamos que a impermeabilização deve ser feita por um profissional que entenda do assunto, caso contrário pode acontecer esse tipo de infiltração: ascendente por capilaridade.

Esse tipo de infiltração é provocada pela impermeabilização inadequada, dessa maneira, a umidade presente no solo é capaz de entrar nos poros das argamassas e do concreto, infiltrando-se pouco a pouco por meio da capilaridade dos materiais.

Com o passar do tempo, esses materiais sofrem uma dilatação significativa, e os efeitos vão ficando mais aparentes com a quebra e o descolamento dos revestimentos. Formando, inclusive, de eflorescências no terço inferior das paredes.

A solução para esse tipo de infiltração é evitar a umidade por meio da impermeabilização dos locais com impermeabilizantes para pressão negativa. Além do uso de aditivos do tipo rígido no concreto e na argamassa podem ajudar a reduzir a absorção por capilaridade dos materiais.

Portanto, muito cuidado na hora de construir e aplicar impermeabilizantes em janelas, telhados e lajes, pois essas áreas estão mais sujeitas à ação da infiltração e podem dar uma dor de cabeça imensa na hora de consertar o problema.
Ficou com alguma dúvida sobre como resolver a sua infiltração? Entre em contato com a nossa equipe!

Inscreva-se para receber novidades

Você pode se desinscrever à qualquer momento. Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.